2022 - Resoluções de um fotografo de paisagens
Nos últimos meses de 2021 estive tão parado, no que toca à fotografia de paisagens, que quase me esqueci de como manusear uma câmara!
A última vez que a utilizei foi a 24 de outubro de 2021, no último dos 4 dias de viagem fotográfica à Serra da Estrela.
Nos entretantos muitas coisas aconteceram e as fotografias da dita viagem ficaram a "ganhar pó" no disco de back up, à espera de um bom mood para edição. (Na verdade ainda lá estão! 🤦🏻♂️)
Enfim... A verdade é que o mundo gira e continua a girar quer eu pegue na câmara ou não! Por isso, decidi que mesmo sendo um hobbie estes intervalos sem fotografar não podem acontecer! E isso leva-me ao assunto de hoje: A primeira fotografia de 2022!
Não sei quanto a ti, mas todos os anos, em janeiro, tenho aquela nota mental das primeiras coisas que faço: a primeira foto, o primeiro beijo, o primeiro filme, a primeira musica... Piroso, eu sei, mas a verdade é que sou assim desde miudo. Com o passar dos anos (quase 30 😱) estas "primeiras coisas" começaram a deixar de ser apenas uma nota mental e a passaram a fazer parte de uma lista de resoluções e metas de ano novo. Acredito solenemente que um primeiro passo bem dado dita o espiríto para o resto do ano, se não ficar de braços cruzados!
Por isso, e regressando então ao tema da fotografia, decidi que em 2022 quero aumentar a frequência das minhas "saídas" e viagens fotográficas. Quero trasnformar o hobbie em ocupação e partilhar a minha paixão com quem estiver disposto a partilhar a sua comigo.
Desde outurbo, as minha fieis companheiras de aventura (a Nikon e a Olympus) olhavam-me da prateleira como quem questiona "Então e nós?!". Na verdade não tinha uma resposta concreta para lhes dar. Claro que me poderia desculpar coma falta de tempo, com a pouca paciência para a edição ou com o MacBook que precisa de ser substítuido, etc...
Desclpas não faltam mas... É ano novo e no espírito de honestidade que mantenho comigo mesmo, sei que a verdadeira razão para não ter fotografado mais é a inércia que resulta da falta de planeamento!
E assim chega 2022, cheio de energia, qual criança feliz! 🍾
Decidi então abraçar o projecto "2022" (posso chamar projecto a um ano?) e fazer dele o melhor que me é possível!
É dia 2 de Janeiro e lá vou eu, de câmaras às costas, aproveitar o nevoeiro de inverno para captar aquele mood mistíco da Serra de Sintra. Mas, (porque há sempre um mas!) quando lá cheguei, o nevoeiro era um sol ameno de uma manhã de primavera. 😡
A decisão seguinte era simples:
- Desistir de fotografar e voltar para casa;
- Adaptar-me e fotografar outro tema;
Dentro da mochila, as câmaras pareciam implorar para ver a luz do dia. Decidi-me ficar por Sintra e fazer um time blending da vila, com as nuvens que passavam altas no céu. Pareceu-me uma excelente oportunidade para testar o recém chegado filtro de densidade neutra da K&F Concept e fazer algumas brincadeiras com as núvens. (Num outro post falo sobre este tema 😉)
Deixo-te aqui as fotografias para que sejas o juri, porque a verdade é que aquela que seria "A Fotografia" deste dia acabou por ser apenas uma experiância falhada de composição fotográfica e edição. Contudo, a hora dourada foi suberba e o espetaculo de luz e cor permitiu fazer uns disparos rápidos que renderam uma sequência e silhuetas bastante interesante.
O primeiro passo do ano está dado e aprimeira foto está feita. O meu lema épara 2022 é: Persistência e Dedicação!